• Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN)

    O XIX CADN será realizado na Escola Naval, no Rio de Janeiro (RJ), no período de 22 a 26 de julho de 2024. Os artigos poderão ser enviados até 31 de março de 2024.

    Mais informações
  • Apoio à carta aberta divulgada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) em defesa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

    No âmbito de suas atribuições, a SOBRAPO tem a responsabilidade de discutir as preocupações e anseios da comunidade científica brasileira ligada à área de Pesquisa Operacional, por natureza interdisciplinar.
     
    Neste sentido, a Diretoria da SOBRAPO do Biênio 2022/2023 manifesta o seu apoio à carta aberta divulgada pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (FOPROP) em defesa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).  Trata-se de um apelo fundamental em defesa da excelência da educação superior e da pesquisa no Brasil. A CAPES desempenha um papel crucial no fomento à produção científica, na formação de pesquisadores e na melhoria da qualidade das instituições de ensino superior do país. A redução de recursos para a CAPES representa não apenas um retrocesso, mas também uma ameaça real ao desenvolvimento acadêmico e científico do Brasil. A excelência acadêmica e científica é um ativo inestimável para qualquer nação e sua preservação deve ser prioridade máxima.

    Diretoria da SOBRAPO
    Em 13/12/2023