O que é pesquisa operacional?

Pesquisa Operacional (PO) é a área de conhecimento que estuda, desenvolve e aplica métodos analíticos avançados para auxiliar na tomada de melhores decisões nas mais diversas áreas de atuação humana.



O termo Pesquisa Operacional, remete às origens da área, cujo interesse primário era a gestão eficiente de operações (tipicamente de logística militar). No entanto, o avanço metodológico e computacional, aliado a constantes demandas de outras áreas, a PO se modernizou e ampliou seu campo de atuação. Atualmente o termo Pesquisa Operacional é também utilizado como uma tradução do termo em inglês Business Analytics (BA).

Neste contexto, através do uso de técnicas de modelagem matemática e eficientes algoritmos computacionais, a PO pode auxiliar o decisor na análise dos mais variados aspectos e situações de um problema complexo, permitindo a tomada de decisões efetivas e a construção de sistemas mais produtivos.

Em função de sua flexibilidade de aplicações e interação multidisciplinar a PO é reconhecida como uma área com vasta oportunidade de carreiras e de trabalhos. Um profissional em PO é preparado para compreender e resolver problemas em diversas áreas, tendo como base o uso de métodos analíticos e o foco em resultados.

Do ponto de vista acadêmico, o aumento da capacidade de processamento computacional e a possibilidade de lidar com problemas cada vez maiores, tem impulsionado o desenvolvimento de novos métodos analíticos que estão em constante evolução e propiciam uma vasta gama de aplicações.

Métodos envolvendo programação matemática, simulação, teoria dos jogos, teoria das filas, análise de redes, teoria de decisão, aprendizado de máquina e ciência dos dados são reconhecidos por sua poderosa capacidade de apresentar soluções efetivas para problemas aplicados.

 Do ponto de vista prático, a Pesquisa Operacional demanda um esforço de equipe, em geral multidisciplinar, exigindo uma estreita cooperação entre líderes (tomadores de decisão), analistas e pessoas que serão afetadas pela ação de gestão. Sendo assim, PO demanda uma interação natural entre as áreas de administração, engenharias, computação e matemática.