QUEM SOMOS

Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional

A SOBRAPO tem por objetivo incentivar o desenvolvimento da Pesquisa Operacional. Esta, por sua vez, compreende hoje um amplo panorama de métodos e técnicas analíticas que visam apoiar processos complexos de tomada de decisão.
 
A Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, SOBRAPO foi fundada em 1969, após a realização, em 1968, do I Simpósio de Pesquisa Operacional, realizado no ITA, em São José dos Campos, SP, por Oswaldo Fadigas Fontes Torres, Alberto Ricardo Von Ellenrieder, Roberto Gomes da Costa, Ruy Vianna Braga, Alfredo Otto Brockmeyer, Mario Rosenthal, Ricardo Augusto França Leme, Sergio Ellery Giro Barroso, Ramiro de A. Almeida Sobrinho, Joanilio Rodolpho Teixeira, Sigfrido Carlos Mazza, Nelson Ortegosa da Cunha, Antonio Salles Campos Filho, Celso Pascoli Bottura, Luiz José Fabiani, Itiro Iida, Claus Warzharier, Sergio Grinberg, Pedro Rodrigues Bueno Neto, Sergio Viana Domingues e Israel Grystz.
 
Desde então, tem reunido a grande maioria dos profissionais da PO no Brasil, tanto nas universidades como nas empresas e em órgãos públicos diversos, sejam eles federais, estaduais ou municipais.

APLICAÇÕES DA PESQUISA OPERACIONAL

Embora tenha surgido a partir do esforço de guerra das Forças Aliadas no início dos anos 40, hoje a Pesquisa Operacional é aplicada no Brasil e no exterior em áreas de importâncias estratégicas, tais como Energia, Prospecção e Exploração de Petróleo, Gerência de Operações, Logística, Finanças, Marketing, Planejamento e Gestão de Sistemas de Serviços, Segurança da Informação, Administração Industrial, Gestão da Qualidade, Análise Locacional etc., além de inúmeras outras, de interesses civil e militar.

PESQUISA OPERACIONAL NA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS

A SOBRAPO mantém duas revistas: a revista Pesquisa Operacional, que entra em seu 40º ano de publicação sob o título Pesquisa Operacional, e que é indexada no International Abstracts in Operations Research da IFORS e desde 2002 ao SciELO e aPesquisa Operacional para o Desenvolvimento (inicio em 2009), que tem como objetivo promover a publicação de artigos de máximo interesse na solução de problemas nacionais e de países vizinhos.
 
A SOBRAPO organiza, ainda, Simpósios anuais, este ano 2023, 55ª edição tendo uma média de 500 participantes por evento. As comunicações submetidas, aceitas após criteriosa avaliação pelos pares, se apresentadas no Simpósio são publicadas nos Anais do SBPO.