REVISTA PESQUISA OPERACIONAL

Política editorial

A revista Pesquisa Operacional começou a ser publicada em 1981. Ela é uma publicação contínua da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional, SOBRAPO, completando um volume a cada ano.
Link: www.scielo.br

DIVULGANDO O CONHECIMENTO CIENTÍFICO

Pesquisa Operacional tem como objetivo publicar artigos produzidos pela comunidade científica de Pesquisa Operacional (PO) com o intuito de promover a sua integração e a disseminação do conhecimento científico.

Pesquisa Operacional publica artigos escritos em inglês. São trabalhos teóricos e aplicados de qualquer subárea da PO, assim como revisões bibliográficas sobre tópicos de interesse e trabalhos sobre a história ou metodologia da PO.

Os trabalhos submetidos devem ser escritos em inglês, devem ser originais e não devem ter sido aceitos para publicação (ou publicados) por outras revistas, nem devem estar em processo de avaliação para publicação em outro meio.

EDIÇÕES ESPECIAIS

Call for paper: Special Issue on Applications of Operations Research in the Public Sector

SEJA CLARO! TENHA ESTILO! E RELEVÂNCIA!

Além da originalidade e relevância, serão levados em conta a qualidade da apresentação (clareza, estilo e organização do texto) e a adequação do texto aos interesses do público leitor do periódico. Os artigos submetidos serão julgados por pelo menos dois revisores usando um sistema de avaliação cega, e a decisão final será comunicada ao autor principal pelo Editor-Chefe.

A submissão de um artigo implica que a sua publicação foi aprovada por todos os co-autores, se for o caso, bem como pelas autoridades responsáveis da instituição em que o trabalho foi realizado e que o(s) autor(es) estará(ão) implicitamente cedendo seus direitos à SOBRAPO e afirmando que eventuais direitos autorais de terceiros não estão sendo violados.

O(s) autor(es), entretanto, permanece(m) responsável(is) pelo conteúdo do artigo publicado na revista. Apesar de se acreditar que a informação contida neste periódico seja verdadeira e acurada na data de sua impressão, os editores e a SOBRAPO não aceitam qualquer responsabilidade legal por erros ou omissões que possam ter ocorrido ou que venham a ser identificados.

PESQUISA OPERACIONAL COM PATROCÍNIO DO CNPQ E CAPES

Os artigos publicados em Pesquisa Operacional são indexados por:

• Cabell’s directories;
• IAOR (International Abstracts in Operations Research);
• SciELO;
• SCOPUS.

FORMA E PREPARAÇÃO DE MANUSCRITOS

Os autores que desejem submeter seus artigos para publicação na Pesquisa Operacional deverão fazê-lo por meio do sistema de submissão eletrônica do Scielo (www.scielo.br/pope).

O artigo deve ser acompanhado de um ofício de submissão do(s) autor(s). Neste ofício devem constar dados que facilitem o contato com o autor para correspondências: endereço completo, números do telefone e do fax e endereço eletrônico (e-mail).

As normas especificadas abaixo deverão ser observadas com rigor. A falta de padronização poderá causar atrasos consideráveis na publicação de artigos submetidos fora das especificações.

CONTEÚDO, ORGANIZAÇÃO DO TEXTO E FORMATO

O artigo deverá ser digitado em LaTeX ou Word for Windows (letra Times New Roman, espaçamento simples). A especificação para as margens é: superior: 33 mm, inferior: 25 mm, esquerda e direita: 29 mm, cabeçalho: 21 mm, rodapé: nenhum, medianização ("gutter"): 3 mm, margens em espelho. Autores podem usar o template do LaTeX para preparar seus manuscritos para submissão.

• Template do LaTeX (clique aqui para baixar).

Caso sejam feitas referências no texto, elas devem ser feitas a seções e não a números de páginas. As especificações para o tamanho e aspecto de letra são as seguintes: título: 12, negrito, maiúscula; autor(es): 12, negrito, maiúscula e minúscula; instituição de origem: 11, comum, maiúscula e minúscula; títulos de resumos e palavras-chave: 11, negrito, maiúscula e minúscula; textos de resumo: 10, normal; texto do artigo: 11, negrito (títulos); 11, normal (texto).

Pesquisa Operacional disponibiliza aos autores um template LaTeX para preparar seus artigos, que pode ser baixado no link: Veja como fica em PDF.

A primeira página deve receber apenas o título do trabalho, dados sobre autores, resumos e palavras-chave. Após o título, abrir 2 espaços simples e incluir o nome de cada autor, sem títulos nem cargos, à direita; na linha seguinte, o de sua instituição, também à direita (nesta página, apenas, é admitida uma nota de rodapé com dados sobre os autores, se estes preferirem incluí-los nessa forma). Em seguida, dois espaços simples e o resumo. Cada resumo não deve ultrapassar em hipótese algumas 150 palavras, que é o limite para publicação nos IAOR da IFORS.

O RESUMO DEVE SER SEGUIDO POR TRÊS PALAVRAS-CHAVE

O trabalho deve começar por uma introdução. Não são permitidas notas de rodapé. Notas de agradecimento e de crédito a financiadoras não poderão ser superiores a 5 linhas e deverão ser incluídas após o texto principal, antes das referências bibliográficas.

Objetos gráficos devem ser incorporados ao texto pelo editor utilizado. Objetos compostos com diversos elementos devem estar agrupados. Não haverá impressão a cores.

EXPRESSÕES MATEMÁTICAS DEVEM SER NUMERADAS CONSECUTIVAMENTE

As referências bibliográficas devem ser ordenadas em ordem alfabética do último sobrenome do primeiro autor. A citação no texto deve conter sobrenomes e o ano de publicação da referência, abreviados ou não. Exemplos: [MPL03], ou Maculan, Plateau & Lisser (2003), ou Maculan et al. (2003).

Os seguintes modelos devem ser seguidos para capítulos contribuídos em livros editados, livros, artigos publicados em periódicos e relatórios internos e teses, respectivamente:

[1] Bechara JJB & Galvão RD. 1987. The use of interactive computing for vehicle routeing. In: Recent Advances in System Modelling and Optimization [edited by L. Contesse, R. Correa and A. Weintraub], Springer Verlag, 22–32.
[2] Kleinrock L. 1975. Queueing Systems. Vol. 1: Theory. New York: John Wiley & Sons, Inc.
[3] Maculan N, Plateau G & Lisser A. 2003. Integer linear models with a polynomial number of variables and constraints for some classical combinatorial optimization problems. Pesquisa Operacional, 23(1):161-168.
[4] Yanasse HH. 1997. An exact algorithm for the tree case of the minimization of open orders problem. Technical Report LAC-001/97, INPE, São José dos Campos, SP, Brazil.