Bem-vindos ao LVI Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional!

Temos o entusiasmo e orgulho de organizar o 56° Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional (SBPO 2024) de 04 a 07 de novembro de 2024 na bela, badalada e acolhedora cidade de Fortaleza/CE e, com satisfação, convidamos toda a comunidade de Pesquisa Operacional a participar do LVI SBPO.
 
A 56.ª edição do SBPO será organizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e Universidade de Fortaleza (UNIFOR).
 
O evento será realizado no hotel Oasis Atlântico Imperial em um dos pontos mais encantadores da avenida Beira Mar. A programação do evento contará com as tradicionais sessões técnicas com apresentações orais, pôsteres, palestras e minicursos com temas de interesse da comunidade.
 
O tema oficial da 56.ª edição do SBPO será: Energias Renováveis, Cidades Inteligentes, Agricultura e Indústria 4.0.
 

  • Local do Evento
  • Hotel Oásis Atlântico Fortaleza, Av. Beira Mar, 2500 - Meireles, Fortaleza - CE.
  • MAIS INFORMAÇÕES


Datas importantes:

  •  Período para Submissão de Trabalhos Completos, Resumos Estendidos, Pôsteres, Prêmios e Minicursos: abril a maio 2024.
  •  Abertura de Inscrições: maio de 2024.
  •  Notificação de Aceites de Trabalhos: agosto 2024.
  •  Envio da Versão Final dos Trabalhos Aceitos: agosto 2024.
  •  Realização do evento: novembro 2024.

Formato do Evento:

O formato da programação e a abrangência do evento de 2024 a ser realizado totalmente de forma presencial contemplam a realização de:
• Conferências proferidas por palestrantes nacionais e internacionais;
• Minicursos escolhidos de acordo com as normas de submissão que constam da chamada de trabalhos e na página do evento;
• Sessões de apresentação de trabalhos completos e pôsteres, nas quais serão apresentados os trabalhos aprovados pelo comitê científico, mediante avaliação por revi-ores ad hoc em regime de revisão double blind, além de sessões dirigidas a áreas temáticas de maior interesse aplicado e mesas redondas reunindo especialistas e re presentantes do setor econômico e da administração pública;
• Sessão dos trabalhos de iniciação científica em que, após exposição, uma comissão escolherá o melhor trabalho de iniciação científica de pesquisa operacional.
• Sessão do concurso de dissertação de mestrado em que, após exposição, uma comissão escolherá a melhor dissertação de mestrado de pesquisa operacional.
• Sessão do concurso de tese de doutorado em que, após exposição, uma comissão escolherá a melhor tese de doutorado de pesquisa operacional.
• Sessão “Empresas e Setor Produtivo”, que tem por objetivo a apresentação e discus são de desafios empresariais visando estreitar a relação entre a academia e as em presas, promovendo uma discussão dos temas da PO numa linguagem comum para divulgação da ciência.

Todos os minicursos, trabalhos completos, pôsteres (somente resumos expandidos), e os cinco melhores trabalhos de iniciação científica, dissertações de mestrado e teses de doutorado aceitos e apresentados durante o evento serão publicados nos Anais do SBPO, que será disponibilizado em formato online para toda a comunidade científica.

Programa Preliminar do Evento:

  04/11/2024
Segunda-feira
05/11/2024
Terça-feira
06/11/2024
Quarta-feira
07/11/2024
Quinta-feira
08:00-09:30 Recepção Minicursos Minicursos Minicursos
09:30-11:00 Minicursos Sessões Técnicas Sessões Técnicas Sessões Técnicas
11:00-11:30 Coffee-break
11:30-12:30 Palestras Sessão Plenária Sessão Plenária Sessão Plenária
12:30-13:30 Almoço
13:30-15:00 Sessões Técnicas Sessões Técnicas Sessões Técnicas Sessões Técnicas
15:00-16:30 Sessões Técnicas Sessões Técnicas Sessões Técnicas Sessões Técnicas
16:30-17:00 Coffee-break
17:00-18:00 Cerimônia Abertura Sessão Plenária Sessão Plenária Sessão Plenária
18:00-19:00 Painel Sessões Técnicas Sessões Técnicas Sessões Técnicas
19:00-20:00 Coquetel Recepção Sessões Técnicas Assembleia Geral Sessões Técnicas

Eventos Paralelos - LVI SBPO

• Sessão Especial FITradeoff;
• Sessão Especial Marinha (Centro de Análises de Sistemas Navais);
• Sessão Especial CRIS (Cidades e Regiões Inteligentes e Sustentáveis);
• Sessão Especial Mulheres na PO;
• Eventos culturais e de entretenimento;

A comissão organizadora local realizará ações culturais que serão promovidas ou incentivadas durante o evento, como visita a museus da cidade, feiras de artesanatos e ao Mercado Central de Fortaleza para valorizar a área turística da cidade de Fortaleza.

O tema CRIS tem ocupado um espaço cada vez maior tanto nas mídias como em pesquisas científicas. Isso decorre basicamente pelo fato dele incluir um enorme leque de segmentos de grande importância no mundo atual. Dentre os temas mais abordados em CRIS, nós podemos incluir: Mobilidade Social e Urbana; Logística & Transporte Inteligente (incluindo Logística Humanitária, Logística Reversa (coleta de lixos orgânicos, eletrônicos, hospitalares, devolução de mercadorias/e-commerce); Segurança Pública e Cibernética; Mudanças Climáticas incluindo pesquisas em (Meio Ambiente; Sustentabilidade; Desastres Naturais);

Energias Verdes e/ou Renováveis; Veículos Verdes (Green Vehicles); Veículos Autônomos aéreos (drones), terrestres e aquáticos; Novas tecnologias em segmentos da Indústria 4.0, Agricultura 4.0, Saúde 4.0; Impacto da tecnologia 5G; entre muitos outros. Por outro lado, quando falamos em metodologias e/ou tecnologias eficientes para a solução dos grandes desafios de CRIS, podemos incluir: Machine Learning, Deep Learning, Inteligência Computacional, Inteligência Artificial, Computação de Alto Desempenho, Pesquisa Operacional, Otimização Combinatória, Ciência de Dados, Robótica, Visão Computacional entre outras.

Enfatizamos que na edição de 2023 do SBPO, e em outros eventos, o cluster CRIS obteve grande sucesso junto ao meio acadêmico e na sociedade como um todo, tanto na quantidade de submissões como nas ricas discussões posteriores. Muitas empresas têm interesse em segmentos desse tema, comprovado por parcerias feitas junto a Prefeituras, Governos Estaduais e empresas como a Petrobrás, MVR, entre outras.

Coordenação e organização desta sessão especial estará sob o comando do Professor Titular Luiz Satoru Ochi (IC-UFF) – Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O referido profissional, bolsista de produtividade nível 1 do CNPq é reconhecido como referência nesse tema por suas produções que podem ser consultadas em: https://luizsatoru.github.io/.

Também fazem parte da organização dessa sessão, os colegas Lucídio dos Anjos Formiga Cabral – UFPB/João Pessoa/PB e Igor Machado Coelho – UFF.

Como essa temática CRIS é de grande interesse local, a comissão organizadora tem planos de convidar responsáveis de indústrias como da Companhia Siderúrgica do Pecém e da Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz, mantenedor da UNIFOR, e profissionais do polo de energias renováveis e do agronegócio para que possam apresentar demandas de suas organizações na solução de demandas da área envolvendo a PO.

O evento tem atuado fortemente para o fortalecimento da inclusão social da mulher na Ciência e Tecnologia do país. Por isso, organizaremos o Cluster “Mulheres na PO” que tem por objetivo discutir a participação das mulheres na área multidisciplinar de Pesquisa Operacional (PO), no meio científico, acadêmico e no mercado de trabalho. O intuito é o de compartilhar experiências, analisar o contexto vigente e definir ações para atrair e manter jovens estudantes, profissionais e pesquisadoras atuando nos diversos temas da PO e suas interfaces, de modo a garantir a representatividade e a compartilhar lideranças. Buscando dar apoio ao sucesso desse cluster, a comissão organizadora local oferecerá o “Espaço Kids”.

Para promover a igualdade de oportunidades na participação em eventos científicos, permitindo que as mulheres tenham acesso às discussões, apresentações e networking, o que é fundamental para o avanço na carreira científica, vamos oferecer o serviço de recreação infantil (“espaço kids”, piscina do hotel e passeio a parque aquático por adesão), visando acolher crianças de mães e pais participantes do evento. Essa iniciativa também é uma oportunidade para despertar o interesse das crianças pela ciência desde cedo, por meio de atividades de descoberta científica que serão conduzidas por estudantes em nível de graduação e de pós-graduação.

Palestrantes Convidados para o SBPO 2024:

1. Abílio Lucena
Professor Titular da COPPE/UFRJ. Pesquisador PQ CNPq, nível 2. Foi Pesquisador Associado no Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) e Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Elétrica da PUC-Rio. Senior Research Fellow at Center for Process Systems Engineering, Imperial College, Londres, UK. Área de atuação: Programação Matemática com ênfase em Otimização Inteira e Combinatória. Lattes: http://lattes.cnpq.br/0907883161698484

2. Carlile Campos Lavor,
Professor Titular do IMECC Unicamp. Pesquisador PQ CNPq, nível 1B. Áreas de atuação: Computação Quântica, Biologia Computacional, Geometria de Distâncias, Estrutura Tridimensional de Proteínas, Otimização Combinatória. Lattes: http://lattes.cnpq.br/2019624495480547

3. Christian Prins
Professeur d'Université de Technologie de Troyes (UTT) au Laboratorie d’Optimisation des Systèmes Industriels (LOSI), France. Áreas de atuação: Logística e Transportes; Inteligência Computacional, Otimização Combinatória. Site: https://sites.google.com/site/homepageprins.

4. Daniel Oliveira Cajueiro
Professor Associado do Departamento de Economia da Universidade de Brasília (UnB), Pesquisador PQ CNPq, nível 1C. Fundador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (Sistemas Complexos), ex-membro do Comitê de Assessoramento do CNPQ-COSAE. Áreas de atuação: Teoria Econômica, Machine Learning, Controle e Otimização, Finanças, Sistemas Bancários e Sistemas Complexos, Séries Temporais. Lattes: http://lattes.cnpq.br/6879546236123358

5. El-Ghazali Talbi
Professeur au Centre de Recherche en Informatique, Signal et Automatique de l’École Polytechnique Universitaire de Lille, France. Áreas de atuação: Otimização Paralela, Metaheurísticas, Otimização Multiobjetivo, Otimização híbrida. Site: https://pro.univ-lille.fr/el-ghazali-talbi

6. Esteban Walter Gonzalez Clua
Professor Titular do IC-UFF. Pesquisador CNPq, nível 1D. Áreas de atuação: Games, Inteligência Artificial e Robótica, Carros autônomos (barcos), Fundador do evento: SBGames – Simpósio Brasileiro de Games/SBC. Lattes: http://lattes.cnpq.br/4791589931798048

7. Felipe Medeiros
Professor of Ophthalmology at Bascom Palmer Eye Institute and the University of Miami Miller School of Medicine, USA. Vice chair for translational research. Áreas de atuação: Interdisciplinary Data Science, Bioinformatics, and Clinical Trials. Site: https://scholar.google.com/citations?user=KrMpRfQAAAAJ&hl=en

8. Fred Glover
Distinguished University Professor, Emeritus, in the School of Engineering, the Department of Applied Mathematics at University of Colorado. Chief Scientific Officer at Entanglement, Inc., USA. Áreas de atuação: Otimização Matemática e Computacional, Inteligência Artificial, Suporte à Tomada de Decisão, Aprendizado de Máquina, Recursos Naturais e Planejamento Econômico, Redes de Larga Escala. Site: https://leeds-faculty.colorado.edu/glover/

9. Gary Kochenberger
Professor of Business Analytics at the University of Colorado at Denver. USA. Áreas de atuação: Otimização Combinatória, Alocação de Recursos, Classificação de Padrões, Mineração de Dados. Site:https://www.researchgate.net/profile/Gary-Kochenberger

10. Luciana Salete Buriol
Ex-professora do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foi pesquisadora PQ CNPq, ex-vice-presidente da International Federation of Operational Research Societies IFORS. Atualmente ela é Principal Research Scientist at Amazon, USA. Áreas de atuação: Pesquisa  Operacional e Algoritmos. Site: https://www.linkedin.com/in/luciana-buriol-8a50975/

11. Lucídio dos Anjos Formiga Cabral
Professor Titular do Departamento de Computação Científica do Centro de Informática da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Áreas de atuação: Gestão, Planejamento, OAB (ensino a distância), Engenharia Legal (projeto CAPES/PROCAD/Polícia Federal). Lattes:http://lattes.cnpq.br/6699185881827288

Inscrições - Categorias: 




Simpósios Anteriores
Informações sobre os Simpósios anteriores podem ser encontradas na página da Sociedade Brasileira de Pesquisa Operacional (SOBRAPO):
https://www.sobrapo.org.br/sbpo-simposio-brasileiro-de-pesquisa-operacional

Realização: